ATMA-YOGA: SHANKARA, A VEDANTA ADVAITA E O ATMABODHA
Em seu novo livro, lançado pela editora Garbha-Lux, o Prof. Alberto Brum apresenta a obra de Adi-Shankara, sua biografia e os ensinamentos da Vedanta Advaita (não-dualista). Brum reitera um dos ensinamentos centrais desta escola, a identidade de Brahmam, o Um imanifesto, e o Atman, o Ser que é a base da manifestação.
Ele também aborda os problemas de datação do período em que Gaudapada, Govinda e Adi-Shankara viveram, apresentando possíveis conexões e interações da escola vedantina advaita e seus primeiros personagens com outras escolas da Índia antiga, a conexão de Shankara com Gaudapada e Patanjali, levando em conta as pesquisas do vedantino Subba Row.
Há uma ênfase na Atma-Yoga, a busca da sintonia com o Atman (o Ser universal) presente no lótus do coração. O livro contém uma tradução inédita em português brasileiro do Atmabodha, um dos principais tratados de Shankara. O significado do termo Atman é cuidadosamente abordado à luz da filosofia Advaita, para evitar o equívoco de se confundir Atman com uma noção de alma individual ou pessoal.
Além disso, o livro também conta com um apêndice em que apresenta a visão de Blavatsky sobre o Atman.
Uma leitura altamente recomendável para estudantes de filosofia indiana, vedanta e teosofia.
O livro pode ser adquirido na loja virtual da editora Garbha-Lux. Para acessar o site da loja, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário