Uma Síntese da Senda Graduada, o Lamrim, no budismo Mahāyāna:
(A partir do último capítulo do Lamrim ChenMo, de Je Tsongkhapa*)
Bruno Carlucci
Khedrub Palzangpo, Je Tsongkhapa e Gyaltsab Rinchen
- A raiz do caminho deriva da confiança num guru idôneo.
- Aproveite o tempo livre para praticar continuamente.
- Medite sobre os tópicos conectados com o lazer e a oportunidade.
- Reflita sobre as vidas futuras, tirando o foco da gratificação imediata.
- Medite sobre a impermanência do seu corpo atual e sobre o pós-vida.
- Refletindo sobre o risco de cair em renascimentos miseráveis, gere convicção sobre as três jóias (Buddha, Dharma e Sangha).
- Desenvolva constância em seu treinamento.
- Desenvolva convicção acerca do karma e seus efeitos.
- Esforce-se em renunciar às dez ações não virtuosas e adote as dez ações virtuosas.
- As dez ações não virtuosas: 1. matar, 2. roubar, 3. conduta sexual descontrolada ou abusiva, 4. mentir, 5. semear discórdia, 6. fala abusiva, 7. tagarelice, 8. cobiça, 9. malícia, 10. visões errôneas. As dez ações virtuosas são o oposto das não-virtuosas.
- Confie nos quatro poderes: 1. assumir a responsabilidade pelo próprio karma, 2. o poder do antídoto (aplicar os antídotos aos padrões de comportamento errôneos), 3. o poder de se comprometer a não mais repetir os erros, 4. o poder de se voltar para o Dharma.
- Após treinar como alguém do pequeno escopo (preocupado com a próxima vida), avalie a necessidade de se libertar do saṃsāra (o escopo médio).
- Considere o sofrimento de todos os seres como se fossem suas mães.
Treine em bodhicitta (a mente desperta e altruísta), cuja raiz é amor e compaixão (o escopo superior).
- Estude a senda do Bodhisattva. Considere o que descartar e o que adotar se quiser adentrar nesta senda.
- Treine nas seis paramitas (dana/generosidade, shila/harmonia, kshanti/paciência, virya/reta energia, dhyāna/plena atenção e prajñā/sabedoria-discernimento).
- Mesmo que cometa infrações, esforce-se para se reerguer e não cometê-las de novo.
- Aperfeiçoe-se em śamatha (tranquilo-permanecer) e vipaśyāna (meditação analítica) como parte do treinamento em dhyāna (plena atenção) e prajñā (sabedoria).
- Desenvolva a visão correta acerca do vazio de existência inerente do “eu” e dos fenômenos.
- Desenvolva convicção sobre a senda dos Bodhisattvas.
- Se o seu entusiasmo com a prática se perder, medite sobre a importância de aproveitar o tempo livre e esta oportunidade.
- Se o seu apego a esta vida mundana aumentar, medite sobre a impermanência e o sofrimento nos reinos inferiores.
- Medite sobre os sofrimentos do saṃsāra.
- Se sentir-se desanimado frente às renúncias que adotou, medite sobre o karma e reforce a sua convicção.
- Continuamente cultive bodhicitta.
- Se o seu apego a esta vida mundana aumentar, medite sobre a impermanência e o sofrimento nos reinos inferiores.
- Sem a ética e os preceitos estabelecidos nos sutras, não é possível adentrar o vajrayāna (o veículo esotérico) de fato.
*Je Tsongkhapa (1357—1419) foi o fundador da Escola Gelugpa. Ele é tido como o grande reformador do Dharma budista no Tibete. Escreveu várias obras, dentre elas o Lamrim ChenMo, um tratado sobre os estágios da senda graduada para a iluminação.
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