"Ao entender que o karma contaminado produz o sofrimento do samsara, que as aflições (kleshas) produzem karma e que a concepção de um eu inerente é a raíz da perturbação das aflições (klesha-avarana),
Ao entender que é possível eliminar a noção de que há um eu inerentemente existente, você entenderá a verdade da cessação do sofrimento.
As oito marcas do sofrimento incluem: (1) o sofrimento do nascimento; (2) o sofrimento do envelhecimento; (3) o sofrimento da doença; (4) o sofrimento da morte; (5) o sofrimento de encontrar o que é desagradável ; (6) o sofrimento da separação do que é agradável; (7) o sofrimento de não conseguir o que quer; (8) o sofrimento dos agregados (skandhas - forma, sensação, percepção, tendências mentais, consciência dual)."
Esses 5 agregados (skandhas) que nos dão um senso de "eu": forma (rupa), sensação (vedana), percepção (samjna), formações/ tendências mentais (samskaras), consciência (vijnana) estão interligados e contaminados com as aflições, como a ignorância (avidya) de imputar uma existência inerente a esse eu e aos fenômenos ao redor, o apego ao "meu" e ao que me faz bem e a aversão ao que ameaça esse "eu" e o que chamo de "meu" ou ao que traz sensações desagradáveis ao "eu".
*Je Tsongkhapa (1357-1419) foi o fundador da escola Gelugpa e é considerado o grande reformador do budismo no Tibete.
Je Tsongkhapa (centro), e seus dois principais discípulos abaixo, Gyaltsab (esquerda) e Khedrub (direita). |
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