terça-feira, 6 de agosto de 2024

Nagarjuna e o vazio (shunya)

Nagarjuna (c.150-250), um dos filósofos mais influentes do budismo mahayana, enfatizou um ensinamento central, conhecido como “śūnyatā”, ou vazio (shunya). Esse ensinamento, presente nos Sutras da Perfeição da Sabedoria, é uma das marcas distintivas do budismo mahayana e de um de seus pilares: a Escola Madhyamika de Nagarjuna, Aryadeva, Nagabodhi e outros.

Segundo Nagarjuna, o vazio não significa inexistência ou nada absoluto, mas sim a ausência de existência inerente ou substancial em todos os fenômenos. Em outras palavras, as coisas não possuem uma essência fixa, independente e permanente. Em vez disso, elas existem de maneira dependente, interrelacionada e contingente.




Para explicar essa ideia, Nagarjuna utilizou o conceito de “surgimento dependente” (pratītyasamutpāda). Segundo essa visão, todos os fenômenos surgem na dependência de causas e condições e não têm uma existência autônoma. Por exemplo, uma árvore depende de sementes, solo, água, luz solar e tempo para crescer. Sem essas condições, a árvore não existiria. Portanto, a árvore é vazia de existência inerente.

Nagarjuna aplicou essa análise não apenas a objetos físicos, mas também a conceitos, emoções e até mesmo ao próprio eu. Ele argumentou que, ao compreender o vazio, superamos as percepções errôneas e os apegos que causam sofrimento. A compreensão do vazio, portanto, é vista como um aspecto fundamental do caminho para a libertação e a iluminação.

Em seu texto mais conhecido, “Mūlamadhyamakakārikā” (Os Versos Fundamentais do Caminho do Meio), Nagarjuna demonstrou como todas as coisas são vazias. Ele enfatizou que até mesmo o próprio vazio é vazio. Isto é, não deve ser visto como uma existência absoluta ou uma dimensão metafísica, muito menos um nada niilista, mas como um meio habilidoso para desmantelar visões errôneas que atribuem uma falsa separatividade essencial ao eu e às coisas.

Em suma, o vazio segundo Nagarjuna é a compreensão de que todas as coisas carecem de uma existência inerente, pois são interdependentes. Essa visão desafia as noções convencionais de permanência e separatividade, oferecendo uma perspectiva profunda para superar o apego ao eu e alcançar a libertação do samsara.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Glossário de Termos Budistas

Um Glossário de Termos Budistas 











Abhidharma - Classe de tratados sobre a cognição, o funcionamento da mente e a apreensão dos fenômenos.  

Adibuddha - Buddha Primordial. Buddha cósmico. Oniabarcante e onipermeante.  

Advaita - Não-dual. Ausência de dualidade.  

Ahimsa - Não-violência. Inofensividade. 

Akasha - Espaço. O elemento espaço (elemento sutil, o quinto elemento). 

Ajnana - Ausência de sabedoria (jnana). Ausência de gnosis. 

Alaya - Base universal. Morada.  

Alaya-Vijnana - continuum mental, fluxo mental, consciência apropriadora. Citta. A mente que renasce vida após vida. 

Ananda - Bem-Aventurança. 

Anatman (Anatta, em páli) - Não-Ser. Não-Atman. Uma das marcas do samsara. 

Anitya - Impermanência. Transitoriedade. Outra marca do samsara. 

Arhat - Aquele que se tornou digno, que se libertou do samsara. Termo originário do jainismo. 

Arya - Nobre. Precioso. Alguém que alcançou um estado elevado na senda dos Bodhisattvas. Um Arya Bodhisattva.

Atman - Ser. Ser universal. Espírito Universal. O Si Mesmo. 

Avarana - Encobrimento. Véu. Obstrução. 

Avidya - Ignorância fundamental. A ignorância que atribui existência inerente ao eu e aos fenômenos. A causa do sofrimento. O Klesha (a perturbação) raiz. Ausência de sabedoria (vidya). 

Avici (Avitchi) - Um dos reinos infernais. 

Ayatana - As bases dos sentidos. Os órgãos dos sentidos e os objetos dos sentidos.

Bala - Poder. É a nona paramita ou perfeição. 

Bardo - Estado intermediário entre a morte e o próximo nascimento. Termo tibetano. Antarabhava, em sânscrito. 

Bhagavan - O Abençoado. O Senhor. Um epíteto de Buddha. 

Bhava - Um dos elos da existência condicionada, o vir-a-ser. 

Bhavana - Cultivo da meditação. Cultivo da contemplação. Prática da meditação. 

Bodhi - Despertar. A luz da intuição superior. A luz do despertar. 

Bodhicitta - A mente do despertar, a mente (citta) voltada para bodhi (a intuição mais elevada), mente altruísta. Um estado de consciência altruísta. Altruismo. 

Bodhisattva - "Um filho ou filha de Buddha", uma pessoa guiada por bodhicitta, que adentrou a senda Mahayana. 

Bhumi - Solo, os solos ou níveis da senda dos Bodhisattvas. São dez bhumis até o Nirvana de um Buddha.  

Buddha - O Plenamente Desperto, o completamente iluminado. O todo-conhecedor. O onisciente. O estado mais elevado da senda. Aquele que alcançou o Nirvana. 

Buddhi - Intuição sutil. Intuição elevada.

Cetana - Direcionalidade da mente. Volição. Tom vibratório da mente. Um dos fatores mentais.   

Citta - Mente. Fluxo mental, continuum mental. A mente que renasce vida após vida. Psiquê. Sems, em tibetano. 

Cittamatra - "Somente a mente", "tudo é mente". O mecanismo de projeção da mente após o contato com um objeto. Também é uma perspectiva equivocada que considera toda a realidade uma mera projeção mental.

Dana - Generosidade. A primeira das paramitas (perfeições). 

Deidade (yidam, em tibetano) - Atributos da mente de um Buddha, ou da Natureza-Buddha latente. Por exemplo: Avalokiteshvara - A compaixão. Manjushri - A Sabedoria. Vajrapani - O Poder. 

Devas - Deuses. Anjos. 

Dharma - Lei. Sustentação. Ensinamento. Senda. 

dharmas - Fenômenos, "coisas" (as formas indentificáveis pela mente e os cinco sentidos - sejam sons, imagens, formas táteis etc). 

Dharmata - A Natureza Última. Realidade Última. Númeno. 

Dharmakaya - A Veste da Verdade. A Veste Absoluta. Realidade Última.

Dharmadhatu - Espaço universal, campo universal, Elemento quintessencial e último. 

Dhatu - Elemento. Elementos que constituem o mundo físico (como os cinco elementos - água, terra, fogo, ar e espaço [akasha]). Os seis canais da percepção por meio dos seis sentidos (cinco sentidos e a mente pensante). Esfera de consciência ou percepção.  

Duhkha - Sofrimento, insatistação. Outra marca do samsara. A primeira nobre verdade. 

Dhyana - Plena atenção, meditação. A quinta paramita. 

Dhyani-Buddha - Representação de potências cósmicas. Atributos de Adibuddha. Há 5 dhyani buddhas: Akshobya, Ratnasambhava, Amoghasiddhi, Amitabha, Vairocana.  

Dvapara yuga - A era de bronze. A terceira era da humanidade. 

Dvesha - Aversão. Repulsão. 

Equanimidade (upeksha) - Reconhecer que todos os seres são iguais, no sentido de que buscam evitar o sofrimento e alcançar a felicidade. 

Fatores mentais (caitasika ou citta samskara) - Aspectos da mente no mecanismo de apreensão dos objetos da percepção. Como a apreensão dos objetos colore a mente. Há fatores mentais virtuosos e não-virtuosos. 

Garbha - Gérmen. Semente. Útero. 

Gelugpa - Escola fundada por Je Tsongkhapa no Tibete (séc. XV).  

Gotra - Família, linhagem dos Iluminados. Potencial inato de iluminação. 

Guru - Mestre, instrutor, professor. 

Hinayana (Theravada) - O veículo da libertação individual. Não enfatiza bodhicitta. Ênfase na libertação individual e em tornar-se um Arhat. 

Jina - O Vitorioso. O Conquistador. Um epíteto de Buddha. 

Jnana - Sabedoria não-dual, percepção direta, gnosis. É a décima paramita.

Jneyavarana - a obstrução (avarana) à jnana. O véu que encobre a percepção última da realidade.  

Jonang - Escola da Séc. XIV, cujo maior expoente público foi Dölpopa Sherab Gyaltsen. Foco na Yogacara original. A Jonang original foi fechada no século XVII. 

Kadampa - Escola surgida no séc. XI no Tibete, fundada por Atisha, Rinchen Zangpo, Drontompa e outros. 

Kalachakra - Círculo do Tempo: Sistema do budismo esotérico que compreende a cosmogonia e a identidade entre o macro (o cosmos) e o micro (o ser humano). Um tantra budista altamente avançado.   
 
Kali yuga - Era de ferro, idade das trevas, era da degeneração iniciada desde tempos imemoriais. A quarta yuga.  

Kalpa - Uma era cósmica, longuíssimo período de tempo.

Karma - Ação. Lei da ação e reação. Causa e efeito. Ação de corpo, fala e mente. 

Karuna - Compaixão. Maha-Karuna: A grande compaixão. 

Kaya - Veste.  

Klesha - Perturbação. Mácula. Aflição. Engloba todas as não-virtudes ou vícios (ignorância, apego, aversão, arrogância, dúvida-descrença, visões errôneas e daí por diante). É um tipo de avarana (obscurecimento).  

Kritayuga ou Satya yuga - A era da verdade, era de ouro. A primeira das quatro eras da humanidade. 

Kshanti - Paciência. A terceira paramita. 

Lamrim - Senda gradual e graduada. Termo tibetano. Textos sobre os estágios da senda graduada e gradual. O primeiro texto lamrim é escrito por Atisha no Tibete, no séc. XI.

Lojong - Transmutação da mente. Transformação da mente. Treinamento da mente. Alquimia mental. Termo tibetano. Textos que enfatizam bodhicitta. 

Maitri - Amor universal. Bondade amorosa. Amor incondicional. 

Madhyamaka - A Escola do Caminho do Meio. Fundada por Nagarjuna no séc. II, na Índia. 

Madhyamika - Os proponentes da perspectiva Madhyamaka. 

Mahasangika - A Escola da Grande Sangha. Surge no período inicial da difusão dos sutras Mahayana na Índia. 

Mahayana - Veículo Superior. Veículo Universal. A senda dos Bodhisattvas. O veículo que dá destaque à bodhicitta e às paramitas.

Mahat - Mente Universal. Consciência Universal. Inteligência cósmica. Termo comumente usado pela escola Samkhya. 

Mahasattva - Um Grande Ser. Um bodhisattva que alcançou um estado espiritual elevado. 

Manas - Órgão mental. Mente concreta. Mente pensante. 

Manasikara - Atenção. Fixação da mente sobre um objeto. Um fator mental. 

Mantra - Proteção mental.  

Marga - A quarta nobre verdade. A senda. O caminho. O Nobre Caminho Óctuplo. 

Maya - A força da manifestação e da separatividade. A multiplicidade. 

Método e Sabedoria - A união indissolúvel das cinco perfeições (generosidade, harmonia, paciência, reta energia e plena atenção) e da sexta (sabedoria). 

Moha - Ilusão, confusão mental provocada pela ignorância (avidya). Delusão. Engano. 

Mudita -  Alegria empática. 

Muni - O Sábio. Mahamuni: O Grande sábio. Epíteto de Buddha. 

Nama-rupa - Nome e forma. Um dos elos da existência condicionada. 

Nidana - Elo. Os elos da originação dependente. 

Nirmanakaya - Veste de luz dos Bodhisattvas. 

Nirodha - A terceira nobre verdade. A verdade da cessação do sofrimento. 

Nirvana - A cessação de avarana, isto é, dos obstáculos à compreensão direta (jnana) da realidade última (dharmata). O estado último da senda dos Bodhisattvas. Quando alguém se torna um Buddha. O completo despertar de um Buddha. 

Nobre Óctuplo Caminho (Arya Ashtanga Marga): A senda que leva para a libertação do sofrimento, sintetizada em oito pontos: 1. reta visão ou reta compreensão (samyak-dristi); 2. reto pensamento ou reta motivação (samyak-samkalpa); 3. reta fala (samyag-vac); 4. reta ação (samyak-karmanta); 5. reto meio de vida (samyag-ajiva); 6. reto esforço (samyak-vyayama); 7. reta memória (samyak-smriti); 8. reta contemplação (samyak-samadhi). 

Om - Som universal. A sílaba da unidade. 

Paramita - Virtude, perfeição. Geralmente é catalogada em seis paramitas ou 10 paramitas. 

Paramarta satya - Verdade última. 

Paratantra - Natureza relacional. Natureza dependente. Uma das três naturezas. 

Parikalpita - Natureza projetada. Natureza imaginada. Natureza conceitual. Uma das três naturezas. 

Parinirvana - Nirvana último. O Nirvana alcançado por um Buddha. Também chamado de Maha Parinirvana (O Grande Nirvana Último). 

Parinishpanna - Natureza última. Natureza absoluta. Natureza plenamente estabelecida. Uma das três naturezas. 

Prajna - Sabedoria intuitiva. Sabedoria que compreende o vazio (shunya). É a sexta paramita. "A mãe dos Buddhas". Shesrab em tibetano. 

Pramana - Meio válido de conhecimento. Cognição válida. 

Pranidhana - Resolução, compromisso, determinação. Voto. É a oitava paramita. 

Pratityasamutpada - Originação dependente. Surgimento dependente. 

Raga - Apego. Atração. 

Refúgio - Direcionar a mente, voltar a atenção para aquilo que conduz à libertação do samsara. Focar-se em Buddha, no Dharma e na Sangha dos Bodhisattvas (tomar o refúgio nas três joias). 

Rupa - Forma (sejam formas táteis, audíveis, visíveis, formas mentais etc). 

Samadhi - Contemplação. Absorção meditativa. 

Sambhogakaya - Veste da Bem-Aventurança. 

Samjna - Percepção. Um agregado (skandha) e um fator mental.  

Samsara - Existência condicionada. Ciclo compulsório de renascimentos (ou reencarnações). 

Samskara - Tendências kármicas. Sementes kármicas.

Samudaya - A segunda nobre verdade. A causa do sofrimento (a ignorância - avidya). 

Samvritti satya - Verdade relativa. 

Sangha - Comunidade dos Bodhisattvas. Comunidade budista. 

Sattva - Harmonia. Ser senciente (seres vivos, isto é, seres que têm mente [citta], o que inclui humanos, animais e todos os seres dos seis reinos). 

Seis Reinos - Os seis reinos do mundo do desejo (kamadhatu), onde o fluxo mental pode renascer. Reino humano (manushya), reino dos devas (deuses), reino dos asuras (semideuses), reino dos animais, reino dos fantasmas famintos (preta), reino infernal (naraka). 

Shakya (sakya) - Clã de nascimento de Siddharta Gautama, o Buddha. É também o nome de uma escola budista mahayana que surgiu no Tibete, no século XII. 

Shakyamuni - O Sábio dos Shakyas. Um dos epítetos de Buddha. 

Shamatha - A meditação da estabilização mental. A meditação do tranquilo-permanecer. Uma prática vinculada à paramita dhyana. 

Shanti - Paz. Serenidade. 

Shraddha - Fé. Convicção. 

Shentong - O Vazio de Outro. A Realidade Última. Dharmata. Termo tibetano enfatizado pela escola jonang original. 

Shila - Harmonia entre pensamento, palavra e ação. Ética. Conduta ética. A segunda paramita. 

Shunya - O vazio de existência inerente. A interdependência. A falta de existência separada. Falta de separatividade. Zero separatividade. Zero essência individual. Falta de substancialidade. 

Shunyata - A perspectiva do vazio. 

Skandha - Agregado. Há cinco agregados: forma (rupa), sensação (vedana), percepção (samjna), tendências (samskara), consciência dual (vijnana). 

Smriti - Contínua-lembrança. Reta memória. 

Sparsa (sparsha) - Contato. 

Sugata - O Afortunado. O Bem-Aventurado. Um dos epítetos de Buddha. 

Sukha - Felicidade. Contentamento. Bem-Aventurança. O contrário de duhkha (sofrimento). 

Sukhavati - Terra Pura do Dhyani-Buddha Amitabha. A Terra da Bem-Aventurança. Terra da Luz. Plano elevado, acessível aos Bodhisattvas. 

Sutra - Textos de ensinamentos budistas, atribuídos a ensinamentos concedidos pelo Buddha a seus discípulos. Aforismos filosóficos de outras escolas indianas. 

Svabhava - Natureza própria. Essência. Substância própria ou essencial. Natureza.   

Tantra - Método. Práticas avançadas de meditação e visualização de deidades e uso de mantras e ritos teúrgicos. Vajrayana. 

Tathata - Realidade última, tal qual é. Talidade. 

Tathagata - Aquele que seguiu os passos de seus predecessores. Aquele que assim chegou ao tal qual é. Epíteto de Buddha. 

Tathagatagarbha - A semente do Tathagata presente em todos os seres. Centelha divina. O gérmen da iluminação. Natureza-Buddha. 

Três joias - Buddha, Dharma e a Sangha dos Bodhisattvas. 

Três Mundos - Mundo do desejo (kamadhatu). Mundo da forma (rupadhatu). Mundo sem forma (arupadhatu). 

Três tempos - passado, presente e futuro. 

Treta yuga - Era de prata. A segunda era da humanidade. 

Trishna (Tanha, em páli) - Desejo. Sede pelas experiências do samsara. Um dos elos da existência condicionada. 

Upadana - Apego. 

Upasaka - Um praticante não monástico que tomou votos budistas e busca viver de acordo com esses votos. Upasika, no feminino. 

Upaya - Meios hábeis. Métodos habilidosos. É a sétima paramita. 

Vairagya - Desapego. Renúncia. 

Vajra - Diamante. Indestrutível. Relâmpago. Pequena adaga de metal que muitas deidades usam em suas imagens. 

Vajrayana - Budismo esotérico. A parte mais esotérica e interna do Mahayana. O veículo adamantino (parte do Mahayana, não é algo separado deste). 

Vedana - Sensação. Um dos cinco skandhas (agregados) e um fator mental. 

Vidya - Sabedoria. O oposto de avidya (ignorância). 

Vigilância (samprajanaya) - Um aspecto da plena atenção (dhyana). 

Vijnana - Consciência dual. Consciência sujeito-objeto. "Consciência de". Um dos cinco agregados. 

Vinaya - Código monástico. 

Vipashyana (vipasyana) - A meditação analítica. Uso do discernimento, da reflexão, da análise e da intuição na prática meditativa. Sucede Shamatha. Vincula-se à paramita dhyana e à paramita prajna (sabedoria). 

Virya - Ímpeto. Reta Energia. Energia entusiástica. Entusiasmo. A quarta paramita. 

Viveka - Discernimento. 

Yoga - Uma das Darshanas (escolas filosóficas) da Índia antiga. União. Prática que visa desvelar a natureza última da realidade por meio da reflexão e da meditação. Busca a cessação das perturbações da mente e a superação da dualidade. 

Yogacara (yogacharya) - A Escola da Prática da Yoga. Escola budista Mahayana fundada por Arya Asanga no século IV, na Índia.  Junto à Escola Madhyamika, é um dos pilares do budismo Mahayana. 

Yogi (iogue ou yogue) - Aquele que vive uma vida contemplativa. 

Yuga - era, longo período de tempo. 

Zhalu - Monastério tibetano, vinculado à Escola Shakya, cujo abade foi Buston Rinchen (séc. XIV). Ele sistematizou o cânone budista no Tibete, organizando o Kanjur (sutras, tantras e textos vinaya) e o Tanjur (tratados budistas que comentam ou cujos ensinamentos derivam dos sutras, tantras ou textos vinaya). 

 
* Glossário de termos budistas predominantemente em sânscrito, alguns, conforme especificado, em tibetano e em páli. Elaborado por Bruno Carlucci em junho de 2024 com o objetivo de auxiliar no estudo do Dharma. A ser atualizado periodicamente. 






  
 


 







quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Reencarnação x Renascimento no Budismo - Questões de Tradução




Reencarnação x Renascimento no Budismo - Questões de Tradução

Bruno Carlucci


Pensando em questões de tradução de textos budistas, é curioso como a palavra "reencarnação" nos meios budistas brasileiros gera tanta polêmica, eu mesmo só utilizo e prefiro a palavra "renascimento". Mas esses dias vi um texto (feito por brasileiros) criticando os ocidentais que dizem haver "reencarnação" no budismo tibetano. Se olharmos as traduções de lígua inglesa, o próprio Dalai Lama atual usa ambas as palavras "reincarnation" e "rebirth" sem problemas em suas conversas e entrevistas. A noção de "Tulku", isto é, do reconhecimento de um "Lama" renascido (ou reencarnado) numa nova vida é um dos alicerces do budismo tibetano. 

No caso da escolha dos Dalai Lamas, isso é até chamado de "politics of reincarnation". Basta uma pesquisa simples, as ocorrências da palavra "reincarnation" nesse contexto dos "tulkus" são muito maiores do que da palavra "rebirth". Glenn Mullin, tradutor do Dalai Lama e biógrafo dos Dalai Lamas anteriores, usa a palavra "reincarnation" sem problema em suas obras. 

Num livro sobre a história da antiga escola Kadampa, editado por Thubten Jinpa, outro tradutor do Dalai Lama, também há o emprego abundante da palavra "reincarnation". O estudioso renomado e tradutor de tibetano, Alexander Berzin, adota "reincarnation" e "rebirth" como sinônimos. Mesmo no Brasil, há Lamas que adotam a palavra "reencarnação". O Lama Michel Rinpoche usa a palavra "reencarnação", ao invés de "renascimento". O Monge Thubten do canal Amigo Monge (escola Gelugpa) também usa a palavra "reencarnação" sem problemas em seus vídeos. 

O Centro budista Gelugpa Shiwa Lha, vinculado à Fundação de Preservação da Tradição Mahayana, também usa a palavra "reencarnação". Não há uma palavra em sânscrito que corresponda exatamente a renascimento, reencarnação, metempsicose, ou transmigração. 

A palavra samsara se refere a um perambular, a um ciclo repetitivo de nascimento, envelhecimento, adoecimento, morte. Tentar proscrever traduções possíveis dessa ideia acaba servindo como uma boa fonte de confusão, já que em termos bem superficiais e mais gerais, a noção de que todo mundo viveu antes e vai viver de novo, de alguma forma, é algo comum entre as diferentes tradições religiosas chamadas de "reencarnacionistas" e pode servir de ponte de diálogo entre elas. 

O que muda em cada uma dessas religiões é a forma como o processo se dá (e isso pode diferir bastante): se é uma "evolução" linear ou se é um processo cíclico, se é voluntário ou compulsório, se é desejável seguir com o acúmulo de experiências ou se é melhor buscar se libertar do ciclo e ganhar autonomia sobre o processo, se é possível ou não nascer como um humano numa vida e como outra espécie de animal ou outro tipo de ser, se é possível acessar as memórias ou não, o quanto nossas ações (karma) moldam o processo, se o que nasce continuamente é um espírito, uma alma, um "eu" ou personalidade fixa, ou se é um fluxo mental ou mente sutil, e como se dá o processo intermediário entre um nascimento e outro etc. Mas palavra reencarnação em si não está fehada para uma única explicação do processo. Não tem um significado inerente e, portanto, pode ser usada pelo budismo, mesmo não havendo o conceito de um espírito que renasce, mas, sim, de um fluxo mental. A ideia de que passamos por várias vidas e de que o nosso karma, as nossas ações, a nossa responsabilidade, nos direciona para determinadas circunstâncias e ter de enfrentar determinadas consequência é o ponto importante a ser apreendido, seja chamando tal processo de reencarnação ou de renascimento. Assim como a possibilidade de poder se libertar da compulsoriedade deste processo é outro ponto essencial para o budismo, tal é a libertação do samsara. 

*Texto originalmente publicado por Bruno Carlucci no Facebook em fevereiro de 2022. 

segunda-feira, 10 de julho de 2023

A Meditação Budista

 A meditação apresentada no contexto budista Mahayana indo-tibetano em tratados como o Bhanavakrama (Os Estágios da Meditação), de Kamalashila e no Lamrim ChenMo, de Je Tsongkhapa (da escola gelugpa no Tibete) não é exatamente "estar presente" apenas como ficou comumente entendido pelo senso comum no Ocidente. Je Tsongkhapa define meditação como familiarização.

 Não é apenas uma técnica passiva para observar os estados mentais ou as ações cotidianas, mas um método de transformação da mente, de modo que é necessário um objeto "virtuoso" de meditação, isto é, um objeto vinculado ao estudo e reflexão do Dharma budista, de modo que a mente consiga se estabilizar nesse estado mental virtuoso e ter a flexibilidade necessária para o segundo passo que é a meditação analítica. O que também vai contra a ideia do senso comum de que meditação é parar de pensar ou apenas observar o fluxo do pensamento sem julgar. 

Na meditação analítica, o pensamento é ativamente usado para se aprofundar na compreensão desse objeto de meditação. Com a mente devidamente estabilizada, essa análise pode promover uma compreensão mais profunda, um insight, uma "intuição". Então, bem resumidamente, meditar nesse contexto consiste em meditar sobre algo, é uma prática acompanhada de estudo e reflexão. A meditação é uma técnica para ajudar a alcançar a sabedoria (prajna) que compreende o vazio de existência inerente do "eu" e dos fenômenos, é um método para levar à compreensão da natureza última da realidade. 

Primeiro doma-se o elefante da mente por meio da serenidade mental (shamatha) e, então, o praticante monta no elefante empunhando a espada flamejante da sabedoria que corta os fios das visões distorcidas da realidade por meio da meditação analítica (vipasyana). Budistas não ficam meditando toda hora, se a mente estiver muito perturbada pode nem ser bom forçar uma prática meditativa naquele momento, e meditação não é panaceia. Não adianta meditar meia hora por dia sobre a virtude da paciência e ter uma conduta de vida não condizente com o cultivo dessa virtude.

 Sentir-se focado e atento ao cortar a grama, cozinhar, dançar etc não configura meditação nesse contexto. Outras escolas budistas e hinduístas podem ter diferentes acepções e abordagens acerca do que é meditação e diferentes palavras em sânscrito podem ser traduzidas como meditação ou contemplação ou relacionadas a tal prática (bhavana, dhyana, dharana, samadhi), cada uma com suas nuances e significados de acordo com cada escola interpretativa. 

Este foi um resumo breve e imperfeito sobre o que é dito por dois autores importantes para a Escola Gelugpa do budismo tibetano. Quem quiser se aprofundar, fica a dica de leitura desses e outros autores (Kamalashila, Shantideva, Atisha, Je Tsongkhapa, Geshe Rabten, Geshe Dargyey, Pabongkha Rinpoche, só para citar alguns, há muitos outros). Na foto: Je Tsongkhapa (1357—1419), o reformador do Dharma no Tibete.



quinta-feira, 1 de junho de 2023

Gnosticismo: Separando o joio do trigo

    O que é chamado de "gnosticismo" é uma tradição vinculada a Jesus e seu círculo interno de discípulos, os ophitas, com influências de ensinamentos dos essênios e da tradição dos profetas em sua vertente mais esotérica, incluindo a kabbhalah dos nazarenos, a gnosis judaica e pré-cristã dos sethianos. Essa tradição refinada pelos ensinamentos de Jesus, o Vivo, flui por diferentes escolas posteriores, como os valentianos, marcionitas, mandeanos, maniqueus. Dentre expoentes daqueles que atuaram junto a Jesus, destacam-se João Lázaro, João Batista, Maria Madalena, Tomé, o Gêmeo. A literatura apócrifa, incluindo os textos descobertas em Nag Hammadi e os Manuscritos do Mar Morto, requer um estudo cuidadoso, com discernimento nessa busca pelo que seria o outro "cristianismo", caso a Igreja medieval não tivesse perseguido as antigas escolas gnósticas. Personagens como Filon Judeu, Bardenases, Mani, Paulo e outros também se destacam como verdadeiros representantes dessa linhagem gnóstica.

    Jesus não é o único Mestre iluminado deste mundo, nem é necessariemente superior a Zoroastro, Buddha, Lao Tzu, e muitos outros representantes de diferentes tradições que são ramos do grande tronco da Religião-Sabedoria. Mas Jesus é o grande representante e o refúgio da linhagem gnóstica. Não há gnosticismo sem o estudo dos ensinamentos de Jesus e seus discípulos. Mesmo na mística islâmica, na chamada gnosis islâmica do ismailismo, Jesus é tido em alta conta e os seus ensinamentos não são esquecidos. Jesus é o Mestre. Christo é o princípio divino, a luz presente no coração de todos os seres. Um gnóstico genuíno busca o despertar da compaixão, pois ama a todos os seres como a ama o Si Mesmo em seu coração, reconhecendo que esse Si Mesmo, esse "Self" (como diria Jung), é Christo, tanto em si, quanto nos demais. Não pode haver espaço para misantropia e ódio ao mundo, ódio às pessoas, ódio aos seres para quem busca esse caminho. Os arcontes estão dentro de nós e é dentro de nós que se dá a batalha entre o falso espírito e a Luz em nossos corações. Não adianta terceirizar a culpa em alieníginas, teorias da conspiração etc, nada disso faz parte da literatura gnóstica original. Jesus nunca falou em nada disso, assim como nenhum texto gnóstico antigo fala de magia sexual, retenção de sêmen etc. A câmara nupcial está em nosso coração, quando finalmente alcançamos a sabedoria de Sophia e a compaixão de Christo, acontece o casamento de sabedoria e compaixão e nos tornamos íntegros, nos libertando do poder da separatividade e do ciclo compulsório de reencarnações. Pois aí há a gnosis (a percepção clara, direta e intuitiva) da luz presente em tudo e nos elevamos para além das sombras de uma mente entorpecida pelas sensações e projeções de sua própria ignorância.
    As escolas gnósticas antigas desapereceram a partir da perseguição intensa da Igreja romana e do século IV em diante, praticamente não há mais escolas gnósticas físicas no mundo. O fluxo da tradição é interrompido. Organizações e ordens esotéricas modernas que se dizem gnósticas, escritores de ficção científica chamados de gnósticos, Matrix etc podem até ter alguma influência (mesmo que distorcida muitas vezes) dos ensinamentos gnósticos antigos, mas não têm ligação com a tradição original. Não existe igreja gnóstica, pois, nem Jesus, nem os seus discípulos fundaram tal coisa.
    O mais importante é buscarmos a gnosis, comprometidos com uma busca interna, num caminho que requer purificação de pensamento, palavra e ação por meio da prática das virtudes, da contemplação e do uso do discernimento para conseguirmos "separar o joio do trigo". Pois a verdadeira Eclesia não é deste mundo.
Que haja Luz!
"Pois bem, o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se conseguirdes conhecer a vós mesmos, então sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo."
(Evangelho de Tomé)

Para conhecer mais sobre gnosticismo em português, recomendo os livros: A Gnosis de João, de Alaya Dullius e Alberto Brum (Ed. Garbha-Lux) e Bardesanes e os Hinos de Tomé: O Filósofo-Gnóstico de Edessa e as Canções dos Atos de Tomé (Ed. Garbha-Lux). Também recomendo o canal Viveka, de Aláya Dullius, no YouTube.
Site da editora: https://www.garbhalux.org.br/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@VivekaAlaya



segunda-feira, 10 de abril de 2023

O Dalai Lama e Os Escândalos no Budismo Tibetano




Sobre o novo escândalo envolvendo o atual e XIV Dalai Lama, a sua suposta tentativa de dar um beijo de língua numa criança, concordo com o Amigo Monge (alguém que convive com tibetanos há décadas, fala a língua e tem muita familiaridade com a cultura): Não há justificativa cultural. 


O escândalo começou a circular na mídia indiana e no Twitter antes de ter atenção da mídia ocidental, que é sempre muito reticente em criticar o D.L., erroneamente pintado por ela como um Papa do budismo. O budismo tibetano tem muitas escolas e sub-escolas, linhagens e o Dalai Lama não dita, nem necessariamente segue, nem determina ou não deveria determinar o que as diferentes escolas podem ou não praticar e como devem ou não organizar as suas respectivas linhagens. Em tese, ele nem seria a autoridade máxima de sua escola, a Escola Gelugpa, sendo tal autoridade reservada ao Ganden Tri. Ele era a autoridade política máxima do Tibete e hoje comanda a parte da comunidade tibetana que se exilou em Dharamshala, Índia.

O Tibete era uma espécie de teocracia feudal até metade do Séc. XX, antes de ser anexado pela China. Então, sim, o Dalai Lama é uma autoridade religiosa também, claro, mas não uma autoridade suprema ou algo como um Papa, pois o budismo tibetano não é uma igreja católica, com um clero unificado. Conforme já explicado, há diferentes escolas e diferenças de visões filosóficas e nas práticas etc. 

Em português, muitos livros bons foram publicados nos anos 90 e início dos anos 2000, em que o Dalai Lala comentava textos clássicos do budismo como o Sutra do Coração, o lamrim de Atisha, textos do III Dalai Lama, textos sobre meditação, de Kamalashila, etc. A figura popular do Dalai Lama fez com que, indiretamente, textos clássicos do budismo mahayana chegassem ao mercado de língua portuguesa, tão carente de traduções. Mas também há livros de auto-ajuda em que a marca "Dalai Lama" se sobrepõe ao budismo. Num país em que o budismo sempre teve uma presença muito pequena, a figura do Dalai Lama ajudou a popularizar os ensinamentos budistas e o interesse por meditação no público brasileiro, muito do budismo tibetano que aqui chegou é de vertentes ligadas a ele e criticá-lo, ainda que minimamente, sempre foi visto como um ato de heresia nos meios budistas brasileiros, resultando em censura e banimento de grupos virtuais. 

Devido à história complicada da questão China-Tibete, muitas pessoas trazem teorias da conspiração infundadas e coisas do tipo quando surge algum escândalo ou notícia ruim sobre ele ou líderes budistas famosos no Ocidente.

 O budismo tibetano está cheio de ensinamentos belos e profundos, há toda uma herança filosófico-religiosa trazida da Índia e refinada por grandes lamas budistas como Je Tsongkhapa, Atisha, Serlingpa, Sakya Pandita, Gedun Drub, Lobsang Chökyi Gyaltsel, Chekawa, Thogsmed Zangpo. Sonam Tsemmo, Buston Rinchen, Dölpopa Sherab Gyaltsen, Jetsun Taranatha e muitos outros; menciono aqui só alguns expoentes das linhagens das escolas Gelugpa, Sakya, Jonang-Zhalu, pois a lista seria imensa. E se uma pessoa interessada em budismo buscar textos desses personagens, estudá-los, verá que são como joias preciosas. Abaixo, uma imagem de Je Tsongkhapa, fundador da escola Gelugpa e um grande filósofo budista e reformador do Dharma no Tibete: 



Mas, infelizmente, o budismo tibetano também conta com abusadores famosos que usam argumentos furados como "louca sabedoria" para ter escrava sexual e chamar de "consorte tantrica", como Sogyal Rinpoche, monges que se comportavam como golpistas e eram violentos com seus discípulos, os quais eram convencidos de que sofrer abusos nas mãos de um lama seria uma benção para purificar o karma (sic), como Chongyan Trungpa.

 Há lamas que instigam o fanatismo e a idolatria, o culto à personalidade e adoram quando ocidentais os chamam de "Budas vivos" enquanto falam groselha para o público e garantem a sua doação. E quando algum escândalo vem à tona, usam o relativismo cultural como desculpa. O budismo tem histórico de escolas e gurus que se odeiam, que se pudessem destruiriam seus inimigos com um toque de mágica, corrupção, lavagem de dinheiro etc. As mulheres até hoje têm menos visibilidade e um status inferior, embora aos poucos e muito lentamente tenha havido mudanças, mas mudanças muito lentas e tímidas para os padrões do séc. XXI. 

Como TODA religião instucionalizada, o budismo tibetano, as suas escolas estão permeadas por problemas sociais, relações de poder, politicagem etc. Achar que o budismo é uma exceção ou que tibetanos são um povo mais ingênuo e inocente que os outros é cair em mitos orientalistas antiquados e é uma forma infantilizada de buscar o budismo que só levará o buscador à decepção ou a um fanatismo nada saudável.

O ato do Dalai Lama é lamentável, e dificilmente haverá uma investigação adequada. Será que ele está dando sinais de senilidade dada a idade avançada ou seria o ego inflado de alguém que está acostumado a ser tratado como rei, a "reencarnação de Buddha" (como até hoje muita gente desinformada o chama no Ocidente)? Um ego inflado que "brinca" com os outros a despeito do trauma que isso possa causar nesses outros, principalmente quando a suposta brincadeira de mau gosto é feita com uma criança? Quão saudável é tratar pessoas como deuses encarnados? Será que é uma atitude budista adequada cultuar os outros? É lamentável a forma como as desculpas foram dadas por meio de seus representantes, com um textinho curto, em terceira pessoa, num tom corporativo ao estilo "desculpe o transtorno", que poderia ter sido escrito pelo chat GPT. Por que ele não pode falar diretamente ao público e esclarecer isso? 



Também é lamentável que muitos budistas tentem defender ou eximir o Dalai Lama com teorias da conspiração, diagnóstico hipotético de Alzheimer (sim, ele pode estar senil, mas isso é apenas uma conjectura), ou com relativismo cultural (talvez a pior das desculpas). 

Ao mesmo tempo, simpatizantes e pessoas que desconhecem os meandros, os conflitos e problemas do budismo tibetano e suas politicagens e história complexa, estão decepcionados, pois talvez projetassem no Dalai Lama uma última esperança de pureza espiritual e estabilidade mental num mundo cada vez mais carente de bons exemplos, principalmente no campo da espiritualidade. É sempre doloroso quando nos decepcionamos com alguém porque fomos induzidos pela mídia a projetar expectativas altas demais. 

Não cair em idolatria e não cultuar personalidades são atitudes essenciais no caminho. Também é fundamental que haja discernimento, estudo, reflexão, meditação. Até porque o budismo não propõe a salvação por meio de terceiros. A iluminação vem pelo esforço próprio, a partir do que se aprendeu. O guru aponta, mas o caminho é nosso e temos de escolher bem qual caminho seguir e com quem queremos caminhar; não se deve aceitar  algo sem reflexão e sem discernimento só porque vem de alguém numa posição de autoridade.

 Que tenhamos discernimento e não tenhamos medo de apontar condutas inadequadas e danosas para os outros. Que também seja uma oportunidade para a sangha budista refletir sobre a forma com que lida com escândalos desse tipo. Que possamos refletir sobre a nossa própria conduta de corpo, fala e mente. 

Que o foco seja no ensinamento, no Dharma. E se houver contradições nos ensinamentos dados, nos grupos, se percebermos mentalidade de seita, que tenhamos a coragem de reconhecer isso e mudar de rota, com confiança de que o caminho, embora longo e árduo, vale a pena! Que haja discernimento, compaixão e coragem! 



segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Taranatha sobre a virtude última

No Ornamento do Vazio de Outro da Grande Madhyamaka (gZhan stong dbu ma'i rgyan), Taranatha diz: 

"Nos ensinamentos Abhidharma, temos o seguinte: 

Qual é a virtude última? Ensina-se que é a própria Realidade Última. Portanto, a sabedoria primordial (jnana) de Alaya, é ensinada, pois esta é a própria Realidade Última, a pura jnana. Por ser chamada de virtuosa, não se trata da consciência dual (alaya-vijnana). Mas é Alaya (a Base Universal) ou o Sugatagarbha (a Semente da Bem-Aventurança), a Natureza-Buddha. Visto que a Realidade Última é ensinada como a causa do Despertar (isto é, a Iluminação) e como a própria Realidade da única realidade, não se trata de um fenômeno não existente. Tampouco se trata da realidade aparente (ou relativa)." 

*Jetsun Taranatha viveu entre a segunda metade do século XVI e primeira metade do século XVII no Tibete e na Mongólia. Foi o último abade da Escola Jonang original, ligado à linhagem Jonang-Zhalu.

* Tradução de Bruno Carlucci. 

Vajradhara - uma emanação de Adi-Buddha, o Buddha Primordial